Histórico Temat

Histórico da Cia. de Teatro Temat

1990:
Em 05 de fevereiro de 1990 é fundado o Grupo de Teatro Temat (Teatro e Movimento Artístico de Teixeira de Freitas) por um grupo de estudantes do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão e participantes do grupo de jovens JUDAC, coordenado pelo artista plástico, escritor e dramaturgo Elizeu Matias Magalhães. Com a criação da primeira peça teatral intitulada “Máquinas Criação dos Homens”, o grupo deu início a várias apresentações que se estenderam por todo o ano de 1991.

1992:
Montagem e apresentações das peças “Triste Partida” e “Situações Sociais”.

1993:
Realização do primeiro projeto denominado “Escola”, no município de Teixeira de Freitas.

1994:
Montagem e apresentações da peça “O Homem e a Terra”.

1995:
Montagem e apresentações da peça “Um País Capitalista”

1996  1998:
Oficinas internas e montagem das peças “Meninos de Rua” e “A Revolta das Plantas”
1999:
Montagem e apresentações da peça “Vivo? Ou Morto?” e a criação da performance “Estações”.

2000:
Participações no II Festival de Teatro de Teixeira de Freitas com a peça “Vivo? Ou Morto?” e na Oficina de Danças Folclóricas do Projeto Chapéu de Palha da Funceb.

2001:
Participação nos Cursos de Ballet e Danças Folclóricas com os professores Val Mascarenhas e Silvia Macedo, ambos de Salvador. Neste mesmo ano participou da montagem dos espetáculos de dança “Contos de Ballet” e “Show Folclórico”.

2001:
Participação no III Festival de Teatro de Teixeira de Freitas com a peça “A Princesa que Perdeu o Sapatinho”; montagem e apresentações da performance Thriller.

2002:
A partir deste ano, com a saída de alguns membros do grupo, são convidados para fazerem parte do grupo de teatro Temat outros atores que antes pertenciam a outros grupos de teatro. Os atores convidados foram Erlan de Souza, Edinéia Pereira, Gelson Silsan, Lívia Lins e Núbia Oliveira. Com a chegada desses novos atores o grupo de teatro da uma alavancada e inicia trabalhos com animações de aniversários, a criação do espetáculo “As Aventuras dos Palhaços”, performances em lançamentos de livros, confraternizações e trabalhos tanto para o comércio local, quanto para grandes empresas de toda a região.

2003:
Participação no 5º Encontro e Mostra de Teatro Popular de Rua da Bahia, em Salvador-BA com a performance “A Porta Remendada”.

2004:
Apresentação da peça “A princesa que perdeu o sapatinho no Bosque Encantado” na semana da criança em Teixeira de Freitas; Diversas apresentações do espetáculo “Quem não tem cão, caça com gato” em Universidades, Escolas Públicas e Privadas de Teixeira de Freitas e região.

2005:
Mudanças no Estatuto e Regimento Interno do grupo para alteração de nome: o Grupo de Teatro Temat passará a ser reconhecido como Cia de Teatro Temat.

2005:
Participação no Congresso Municipal de Educação de Nova Viçosa-BA com esquetes humorísticas; Apresentações da peça “Chapeuzinho Vermelho, uma história que você nunca viu”; Montagem e apresentação da performance “Natal de Luz” da CDL para todos os comerciantes de Teixeira de Freitas.

2006:
Assembléia para eleição do novo diretor da Cia de Teatro Temat. Nesta assembléia, Erlan de Souza Santos foi o mais votado e, portanto, se tornando o diretor geral da Cia de Teatro Temat.

2006:
Neste mesmo ano, foi alugado o primeiro espaço para o escritório da Cia de Teatro Temat, já que antes sua sede se localizava na casa do ex-diretor e fundador Elizeu Matias; A partir daí, a Cia de Teatro Temat colocou em prática o seu Projeto de Oficina de Teatro na Escola; Montagem e apresentações da peça “Meio Ambiente, vamos cuidar?”; Participação na Semana da Criança do Shopping Teixeira Mall Center; Apresentação no Projeto de Educação de Jovens e Adultos com a peça “Quem não tem cão, caça com gato”; Apresentação para a empresa Buffon´s na cidade de São Mateus-ES com a peça “Bom Senso”; Apresentação a inauguração da empresa CETEMP com a esquete “Diferencial”; Apresentação na Semana da Criança no Bosque Encantado em Teixeira de Freitas com as peças “Meio Ambiente” e “O Circo”; Animações beneficentes em postos de saúde de Teixeira de Freitas; Conclusão da oficina de teatro com a montagem e apresentação da peça “O Bonequeiro Vitalino”; Participação na VII Festa do Interior de Posto da Mata-BA com esquete “Lampião e Maria Bonita”; Participação na Campanha de Verão no Trânsito com as Polícias Rodoviárias Federais do Estado da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais; Além de diversas apresentações em eventos com grandes empresas da região.

2007:
Apresentação da esquete “Professores nossos de cada dia” na jornada pedagógica do município de Teixeira de Freitas; Participação na Semana da Cultura; Apresentação para Suzano Papel e Celulose com a peça “Câncer de Próstata” e para a empresa Arcellor Mittal com a peça “Ergonomia”; Apresentação da peça “O Segredo do Cofre” em diversar escolas públicas de Teixeira de Freitas; Montagem e apresentações da peça “As Histórias de Zé Distraído e João Prevenido” para a Sipat da empresa Suzano Papel e Celulose; Apresentações para a empresa Sinopec com atividades de Arte e Educação; Apresentações em diversos municípios da região; participação na Campanha de Verão 2007.

2008:
Participação na peça “Pianíssimo” da Escola de Música Villa Lobos; Participação na peça “Paixão de Cristo”; Apresentações nas Sipat das empresas Arcellor Mittal com a peça “Saúde e Segurança” e Suzano Papel e Celulose com a peça “As Garotas do Rádio” com o tema Acidente Zero; Remontagem do Show Folclórico “Dança Nordeste” para a participação no III Festival Multiarte Firmino Rocha em Itabuna-BA; Participação em diversos eventos beneficentes como ATPD e PETI; Recreação no Hotel Residencial Mirante na praia de Guaratiba-BA; Apresentações em diversas escolas particulares com as peças “Dona Baratinha” e “Caça ao Tesouro”; Apresentação na Sipat da Suzano Papel e Celulose com a peça “Prevenir é melhor que remediar”; Participação em  confraternizações de diversas empresas e na Campanha de Verão 2008.

2009:
Montagem e apresentação da peça “Minha Vida em Minhas Mãos” para a empresa Arcellor Mittal; Continuidade das apresentações para a empresa Sinopec com as atividades de Arte e Educação; Apresentação do espetáculo “As aventuras dos Palhaços” em diversas escolas públicas e particulares; Participação em diversos eventos beneficentes de Teixeira de Freitas e região; Apresentação para a empresa WM de Posto da Mata-Ba com a peça “Higienização, Amamentação e Alimentação”; Montagem e apresentação do espetáculo “A Bela e a Fera”; Apresentações para a Sipat das empresas Suzano Papelo e Celulose e Corcovado  com a peça “Feira da Saúde”; Participação na Campanha de Verão 2009.

2010
Animação e recreação nos Residencias Mirante e Praia da Paixão, ambos no município do Prado-BA; Apresentações para a empresa Suzano Papel e Celulose com a peça “De olho no registro”, intervenções sobre os 5 sensos e na Sipat com a adaptação da peça “Minha Vida em Minhas Mãos”; Apresentações em confraternizações de diversas empresas da região, festas de aniversários, semana da criança etc.; Participação na Campanha de Verão 2010.